Script para Entrevista
Desde
já, começo por agradecer a sua disponibilidade para esta entrevista.
Para
que nos conheça, somos uma equipa que está neste momento com uma ideia de
negócio que envolve um novo conceito de compra/venda e criação de malas e acessórios
de senhora. Neste momento estamos a testar esta nossa ideia de negócio e
achamos importante falar consigo.
Esta entrevista vem com o objectivo de
podermos melhorar a nossa ideia de negócio com base nas respostas que nos der.
Informo-a que esta conversa é anónima e não será publicada em nenhum local.
Informo-a igualmente que cada pergunta que lhe fizer não tem uma resposta certa
ou errada, apenas tentaremos obter a sua opinião sobre cada questão. Estamos
convictos que a sua opinião é fundamental, e que é a pessoa adequada para esta
entrevista.
Recolha de
Dados
Para
começar, vou apenas lhe fazer algumas questões que servirão posteriormente como
carácter estatístico no tratamento da informação que obtivermos desta
entrevista.
1- Qual é a sua idade?
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2- Qual o seu grau académico?
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9º
ano
12ª
ano
Licenciatura
Mestrado
Doutoramento
Curso
profissional
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3- Está empregado?
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Sim
Não
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Outro
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4- Qual é a sua profissão?
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5- Vive numa zona urbana?
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Sim
Não
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6- Utiliza frequentemente as redes
sociais?
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Todos os dias e
várias vezes
Todos os dias mas
apenas uma vez
Uma vez por semana
Raramente
Nunca
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7- Costuma estar atenta às novas
tendências de moda e acessórios?
Sim
Não
Raramente
pesquisa sobre
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8- Costuma
utilizar a internet como principal fonte de pesquisa de tendências/produtos?
Sim
Não
Raramente
pesquisa sobre
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9- Costuma realizar compras
online?
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Sim
Não
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Apenas
em…
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Entendimento
do Problema
Esta
nossa ideia de negócio surgiu porque descobrimos que existem muitas limitações
para os clientes na compra e escolha de malas e acessórios femininos, entre os
quais:
1- Frequentemente
encontramos diferentes mulheres a usar malas iguais, sendo difícil ter uma mala
única.
2- Muitas
vezes gostamos de uma mala, mas gostaria que tivesse outra cor ou outro padrão
que não encontra, e que não é aquele que a mala apresenta.
3- A
mulher tem muitas limitações na escolha das suas malas, muitas vezes não têm a
cor que gostam mais, ou gostariam de mudar um ou outro elemento da mala que não
o podem fazer.
4- Na
generalidade, as marcas não dão espaço para o cliente participar na parte
criativa dos seus produtos, mesmo no que respeita a malas e acessórios.
5- Uma
mala ou um acessório é um elemento estático, não pode ser alterado ou
modificado.
6- A
mulher deixa de usar as suas malas e tenta procurar outras, cansa-se das suas
malas porque são sempre iguais.
7- As
malas são pouco funcionais e as mulheres têm dificuldade em encontrar as suas
coisas e demoram muito tempo.
8- As
mulheres são obrigadas a gastar muito dinheiro para poderem ter diferentes
malas para diferentes ocasiões, e a combinar com diferentes roupas.
9- É
difícil encontrar porta-moedas, malas de portáteis ou malas de tablet que
combinem com a mala de senhora e entre si.
10- Quando
queremos oferecer uma mala ou acessório como prenda a alguém, não tem nenhum
elemento pessoal (como uma mensagem na mala, ou um smile ou outro elemento tipo
pulseira de Pandôra) e que expresse o carinho com que é oferecida a mala ou o
acessório.
Testar o
Problema
Posto
isto, gostaríamos que enumerasse os três problemas que acha
que existem na compra e escolha de uma mala de senhora, mala de portátil e
tablet ou outros acessórios.
Dificuldade
em ter uma mala única
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Limitações
de cores e padrões nas malas que encontra
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Não
pode alterar as suas malas
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Não
pode participar na concepção da sua mala (definir e criar a mala)
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Cansa-se
da mala em pouco tempo
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As
malas são pouco funcionais
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A
mesma mala não pode ser usada com diferentes roupas e ocasiões
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Difícil
encontrar malas e acessórios que combinem entre si
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Malas
e acessórios como prenda são pouco pessoais
|
Testar a
Solução
Tendo
em conta aos problemas que você vê e valorizou, no que respeita ao conceito
actual de concepção e venda de malas e acessórios de senhora, pedimos agora que
dê o seu parecer sobre as soluções que encontramos para os mesmos. Peço que
veja as perguntas seguintes apenas como avaliação das nossas propostas, e não
uma tentativa de vender o nosso produto.
1- Gostava de ter uma mala única, diferente
de todos?
Adoraria
É indiferente
Não estaria
interessada
|
|
2- Gostava de participar na criação
da sua mala (seja de mão, de portátil, tablet, etc.), escolhendo as cores,
padrões e apliques (conceito de co-criação) através de uma plataforma online
onde poderia ver a sua mala em 3D?
Adoraria
É indiferente
Não estaria
interessada
|
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Se
não, porquê?
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3- Valoriza a variedade de padrões
(até mesmo padrões temático) e cores para as malas?
Sim, valorizo muito
Valorizo pouco
Não valorizo
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4- Confiaria em fazer a compra
online, na nossa plataforma, da sua mala customizada?
Sim
Não
Confiaria se fosse
indicada por um amigo ou conhecido seu?
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5- Gostaria de ter a possibilidade
de enviar mensagens escritas nas malas que oferece?
Sim
Não
Indiferente
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6- Gostaria que as malas que lhe são
oferecidas viessem com uma mensagem de quem a ofereceu (visível ou
resguardada)?
Adoraria, visível
Adoraria mas
resguardada
Seria apenas
interessante
Não gostaria nada.
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Se
não, porquê?
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7- Acha importante que o interior da
mala esteja bem seccionada e organizada?
Acho
muito importante
Não
valorizo
É
indiferente
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8- Gostava que lhe fosse possível
devolver a mala para serem feitas remodelações e renovarem depois de vários
meses, ou mesmo anos, consigo?
Adoraria
Apenas acho
interessante
Não gostava
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9- Se uma amiga sua tivesse uma mala com todas as ofertas
mencionadas nas outras questões (mala única, variedade padrões e cores, com
inscrição de mensagem, possibilidade de remodelação da mala, customização
online com visualização 3D utilizando outros diferentes matérias e aplicações
para a mala à sua escolha.), que valor acha que ela deu pela mesma?
10- Que
valor estaria disposto a pagar por uma mala com todas as ofertas mencionadas na
questão anterior?
Final da
Entrevista
Estamos
a terminar a entrevista, mas desde já agradeço toda a colaboração e paciência.
Estamos a roubar-lhe um pouco de tempo, que esperamos que no futuro tenha um
importante significado, e que também lhe possa ser útil.
Sabemos que os
clientes (essencialmente as mulheres) ainda têm muitas limitações na compra das
suas malas e acessórios; como é possível confeccionar uma peça de vestuário ao
seu gosto e estilo, também queremos oferecer esta mesma liberdade na compra das
suas malas. Muito mais que isso, queremos que vivam a experiência de poder
criar a sua própria mala online e depois em sua casa, em qualquer momento, a
possa re-criar.
Depois
do que já falamos, tem algo que gostasse de acrescentar?
Há
mais algum problema ou limitação que encontre nas suas malas ou na compra das
mesmas?
Existe
algo mais que gostaria de ver nas suas malas?
Aproveitando,
conhece alguém a quem possamos fazer esta entrevista e que ache que se
interessaria por este tema? Poderia facultar-nos o seu contacto?
Só
para terminar, poderíamos ficar com o registo do seu nome e e-mail? Gostaria de
ir recebendo informações sobre este projecto de negócio?
Muito
obrigada pela sua disponibilidade e colaboração!
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